A força que move o Brasil

O setor representado pela CNC é o principal motor da economia brasileira. Responde por mais de 70% do valor adicionado do PIB nacional, gerando emprego, renda e constante desenvolvimento socioeconômico.

A CNC atua no fortalecimento e defesa do setor da economia que mais pessoas beneficia e mais vidas transforma.

O comércio é o setor produtivo que mais gera emprego e renda, mais pessoas beneficia e mais vidas transforma. Por meio do comércio, serviços e turismo, milhões de pessoas têm acesso a itens essenciais como alimentos, remédios, vestuário, serviços, entre outros.

O Sistema Comércio

A CNC é do tamanho do Brasil. Sua ampla representatividade vem da união de 7 federações nacionais, 27 federações estaduais e 1.036 sindicatos.
São entidades que espelham a força, a diversidade e o dinamismo do comércio nacional.
Diferentes sotaques e características regionais reunidos por um mesmo propósito: a evolução permanente da atividade que mais gera riquezas para o Brasil.
Por todo o Brasil tem comércio, serviços e turismo. Em todo o país, tem CNC, Federações, Sindicatos, Sesc e Senac.

Sistema CNC - Sesc - Senac um brasil que cuida, educa, capacita, empreende

7 gerações de brasileiros e uma das maiores redes de desenvolvimento social do mundo.

O sistema CNC-SESC-SENAC é um marco na história da cidadania no Brasil. São milhões de brasileiros atendidos desde 1946 pelos serviços social e de aprendizagem mantidos pelo comércio.
Ambos foram previstos ainda na I Conferência Nacional das Classes Produtoras (CONCLAP), em 1945, e ratificados pela “Carta da Paz Social” no ano seguinte, quando a CNC criou e organizou as duas instituições.
Desde então, o compromisso histórico dos dois serviços permanece o mesmo: promover educação, capacitação profissional, saúde, cultura, assistência e lazer aos brasileiros, sempre agregando novos valores, como o da sustentabilidade.
Conheça nossa história!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi a primeira instituição criada pela Confederação Nacional do Comércio como resultado do manifesto em favor da justiça social. Sua fundação ocorreu em 10 de janeiro de 1946 com o lançamento, o lançamento da “Carta da Paz Social” à nação. No mesmo ano, o Serviço foi organizado nos estados, ganhando dimensão nacional de forma autônoma e descentralizada.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 13 de setembro de 1946. A instituição iniciou sua trajetória com um estudo das características demográficas, sociais e econômicas dos trabalhadores do comércio, embasando suas primeiras atribuições: a implantação urgente de uma rede de assistência médico-sanitária, odontológica, hospitalar e de internação. Com isso, foram criados os Centros de Atendimento Social, a partir de 1946.

Uma união histórica

“Deixem o Brasil viver em liberdade
e ele próprio construirá sua riqueza.”

João Daudt D’Oliveira, primeiro presidente da CNC,
por ocasião da I CONCLAP (1945)

BR_RJANRIO_EH_0_FOT_PRP_02080_d0003de0003
(foto abaixo- Arquivo Nacional)

A I Conferência Nacional das Classes Produtoras (I CONCLAP), ocorrida em 1945, foi um marco na organização política da atividade empresarial. Com ela, foram lançadas as bases de criação da CNC.

Articulada por João Daudt D’Oliveira com lideranças nacionais e regionais, a conferência reuniu em Teresópolis (RJ) 680 entidades ligadas ao comércio, à indústria e à agricultura para debaterem propostas para o fortalecimento da economia brasileira no pós-guerra.

Com a CONCLAP, o empresariado se mobilizava pela primeira vez para atuar diretamente nos rumos do país, com propostas concretas que cooperassem com o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Uma demonstração de ação política que gerou grandes resultados pelas décadas seguintes.

Mini Documentário

Mapa Interativo

Confira o mapa com a relação de todas as Federações nacionais, estaduais e todos os Sindicatos do Brasil.

Galeria dos Presidentes

1946-1952

João Daudt D'Oliveira

Gaúcho, nascido em 1886, foi industrial, político e comerciante. Estabelecido no Rio, então capital federal, fundou o Partido Economista, voltado à representação das classes produtoras. Presidiu a
Associação Comercial do Rio de Janeiro e depois a Federação das Associações Comerciais do Brasil.
Em 1944, chefiou a delegação brasileira na Conferência Internacional de Negócios em Rye,
nos Estados Unidos. Principal liderança a articular a realização da I Conclap com representantes da indústria e agricultura. Foi o primeiro presidente da CNC, fundando o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e o Serviço Social do Comércio, em 1946.

1952-1954

Brasílio Machado Neto

Paulista, nascido em 1900. Advogado, empresário e político. Esteve à frente do processo de estruturação da CNC em São Paulo, onde também iniciou rápida implantação dos serviços do SESC e SENAC a partir de 1947. Na década de 50, comandou a CNC por dois mandatos. Criou o Conselho Técnico para conduzir estudos de assuntos econômicos, sociais e políticos de relevância ao comércio. Ampliou a estrutura de atendimento aos comerciários pelo país, consolidando os preceitos da Carta da Paz Social. Publicou livro com artigos sobre economia. A atual sede no Rio e a aquisição do terreno para a segunda sede, em Brasília, foram conquistas de sua administração

1954-1956

João de Souza Vasconcellos

Paraibano, nasceu em 1898. Foi contador, comerciante e político, além de fundador da Associação Comercial de Campina Grande, onde nasceu. Em 1934, exerceu mandato de deputado estadual constituinte. Estabelecido no Rio de Janeiro no final da década de 1940, foi titular da secretaria da CNC a partir de 1952. Na presidência, criou o Conselho de Turismo no âmbito da CNC. Foi signatário pelo Brasil de acordo de assistência técnica em apoio à atividade turística, firmado com o governo norte-americano. Também representou o país na Organização Internacional do Trabalho e na Câmara de Comércio dos Países Latino-Americanos.

1956-1958

Brasílio Machado Neto

2º mandato

1959-1964

Charles Edgar Moritz

Natural de Florianópolis, onde nasceu em 1912, foi contador e empresário. Participou da criação das entidades sindicais do comércio atacadista, das indústrias e ainda da federação das associações comerciais catarinenses. Em 1948, tornou-se o primeiro presidente da Federação do Comércio do estado, vindo, na sequência, a integrar os quadros da CNC até chegar à vice-presidência, em 1958. Com a renúncia de Brasílio Machado no ano seguinte, assumiu o comando da instituição. Durante seu exercício, a convite do presidente Juscelino Kubitschek, presidiu a Legião Brasileira de Assistência (LBA), saneando as finanças do órgão.

1964-1980

Jessé Pinto Freire

Nascido em 1918 no Rio Grande do Norte, foi comerciante e político. Antes, presidiu o Sindicato do Comércio Varejista do estado, com um desempenho que o alçou ao comando da associação comercial potiguar. Foi também secretário de Finanças estadual, na gestão de Sílvio Pedrosa. Neste período, participou de eventos da Câmara de Comércio Internacional. Na presidência da CNC, atuou pelo fortalecimento do comércio exterior e defendeu a criação do Instituto Brasileiro de Turismo. Organizou a terceira e quarta edições da CONCLAP, ocasiões em que foram lançadas, respectivamente, a “Carta da Guanabara” e a “Carta do Rio de Janeiro”.

1980-2018

Antonio Oliveira Santos Santos

Capixaba, nascido em 1926, formou-se engenheiro pela antiga Universidade do Brasil (UFRJ). Atuou na Companhia Siderúrgica Nacional em 1949 e, três anos depois, foi diretor industrial da Companhia Ferro e Aço de Vitória. As atividades no comércio varejista tiveram início em 1956. Entre 1968 e 1972, exerceu a presidência da Federação do Comércio do Espírito Santo e a vice-presidência da CNC. Ao suceder Pinto Freire, representou o comércio brasileiro em missões à França, Portugal, Bolívia, Colômbia, Alemanha e no Oriente Médio. Sua gestão reorganizou o sistema confederativo, inaugurou a sede da CNC em Brasília, além de implantar a unidade Pantanal e o programa Mesa Brasil, ambos pelo SESC. Atualmente, exerce a função de Presidente de Honra da CNC, em reconhecimento ao trabalho e dedicação a entidade.

2018-Atual

José Roberto Tadros

Nascido em Manaus em 1945, José Roberto Tadros é advogado e atua há mais de 40 anos na empresa fundada por sua família em 1874. Desde então, vem conciliando as atividades empresariais com as de líder sindical e Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional. Autor de livros sobre temas do estado de origem, é também presidente da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas, além de representante da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico estadual do Amazonas. Na sua gestão à frente da CNC, ampliou a agenda positiva em defesa dos empresários e manutenção do SESC e SENAC além de iniciar um processo de transformação digital em todo o Sistema Comércio.

A História do Comércio no Brasil

O comércio é a atividade econômica mais antiga do Brasil. São mais de 500 anos de história desde que Pero Vaz de Caminha descreveu a primeira permuta entre portugueses e índios tupinambás.

Os primeiros sindicatos patronais começaram a se organizar no início do século XX, reunindo representantes da agricultura. Uma das primeiras entidades do gênero foi o Sindicato Agrícola de Iguape, na Bahia, fundado em 1902.

Descobrimento do Brasil, Alfredo Roque Gameiro (Biblioteca Nacional de Portugal)

Símbolos do Comércio

O mascate Gasko no jardim da luz acervo AHJB
Troféu Mascate em Comemoração ao Dia do Comerciante.
Escultura em bronze de autoria do artista fluminense
Honório Peçanha (1907-1992).

O Mascate

A ação desbravadora dos mascates levou o comércio às regiões mais remotas do Brasil desde os primórdios do período colonial. Joaquim José da Silva Xavier exerceu a atividade antes de se tornar herói nacional pela causa da Independência.

Em homenagem a esse símbolo do comércio, a CNC concede anualmente o Troféu "O Mascate", em reconhecimento a personalidades do setor.

O Mercúrio

Na mitologia romana, Mercúrio é o deus do comércio e das vendas, além de protetor dos viajantes, como os mascates. Sua imagem está ligada à marca CNC desde a fundação da entidade.

A Ordem Nacional do Mérito Comercial é uma honraria concedida desde 1975 a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por efetiva contribuição ao progresso e ao bem-estar social.
A Ordem conta com 6 classes de insígnias: Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Tradição e Modernidade: desde sua fundação, a marca da CNC simboliza o perfil do deus Mercúrio e seu capacete alado. As asas representam a velocidade, atualmente associada ao dinamismo da era digital e do comércio eletrônico.

Tour Virtual

Clique na imagem e faça o tour virtual do Memorial do Comércio